segunda-feira, maio 23, 2016

Resenha: O exorcista - William Petter Blatty

 Editora: Abril Cultural| Páginas: 341 | Nota: 4/5

Em Georgetown, Washington, uma atriz vai gradativamente tomando consciência que a sua filha de doze anos está tendo um comportamento completamente assustador. Deste modo, ela pede ajuda a um padre, que também um psiquiatra, e este chega a conclusão de que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

 ''Talvez soubesse em última análise, a fé era uma questão de amor.''


Livros do gênero terror não é algo que eu costume ler, para ser sincera acho que nunca li nenhum livro de terror,l então o exorcista foi o primeiro e eu não tinha expectativa alguma sobre o livro, apenas iniciei a leitura sem esperar se ia gostar ou não.

Bom, como não é do meu costume ler livros desse gênero eu não saberia as reações que ele causaria em mim mas posso dizer que medo não foi uma delas, mas suspense sim. O livro causou polêmica quando foi lançado e entendo o porque, existem cenas ''pesadas'', não é algo absurdo e sim algo de se esperar pelo tema mas talvez algumas pessoas não suportem ler tais coisas como a parte em que a Regan (ou melhor, o demônio que estava possuindo o seu corpo) começa a se masturbar com um crucifixo, e isso é só o começo porque as coisas que se seguem nessa cena são muito pesadas, outras partes assim também são sobre as profanações as igrejas e o que acontece na missa negra, um assunto citado no livro.

Sobre os personagens só tenho uma queixa a fazer sobre o detetive, acaba acontecendo um crime na história e o personagem Kinderman que é detetive começa a investigar, mas ele tem uma tática na qual ele começa a falar e falar sobre assuntos super aleatórios para assim tentar tirar alguma informação da testemunha ou só para irritar a pessoa mesmo, só sei que quando esses diálogos dele começavam, eu e os personagens do livro perdiam a paciência, mas tirando isso os demais personagens são bem desenvolvidos e gostei de todos.

Ah, uma informação que eu gostaria de citar é que o livro foi lançado dois anos antes do filme (em 1971) e dizem ser inspirado em uma história real, se você quiser saber mais eu falei sobre isso aqui.

Foi uma leitura que fluiu facilmente, o livro é pesado em algumas partes como citei anteriormente mas eu gostei!






Nenhum comentário:

Postar um comentário