quinta-feira, agosto 25, 2016

Resenha: Almanaque do rock & filosofia - Antero Leivas

 Editora: Discovery Publicações | Páginas: 112 | Nota: 3/5

O que é Rock and Roll? Não é só um ritmo musical. É mais que isso. Trata-se de um estilo de vida. Ser “roqueiro” é ter atitude, contestar as regras, protestar contra os governantes, ter criatividade, ouvir bons discos e muito mais. Rock é uma filosofia de vida. Essa filosofia teve uma grande influência da geração beat – que foi um movimento literário em meados dos anos 1950 concebido por um grupo de jovens intelectuais que não estava satisfeito com o modelo de ordem estabelecido nos EUA após a Segunda Guerra Mundial. 
No "Almanaque do Rock e Filosofia" você confere tudo sobre os fatores que o influenciaram, além de conferir como tudo começou e os seus primeiros ídolos como o lendário Chuck Berry. Apresentamos a relação do Rock com as drogas e as perdas precoces de seus astros. Reservamos um capítulo para Raul Seixas, considerado o “Elvis Presley brasileiro”. A invasão inglesa não podia ficar de fora. Bandas como Led Zeppelin, The Who, Pink Floyd, Genesis, Rolling Stones e Beatles deixaram sua marca na história da música. Permita que o espírito do rock entre em seus pensamentos e aproveite esta leitura como se estivesse em um show!

O livro me passou a ideia de que seria sobre a filosofia de determinados cantores (os que estavam na capa) mas não é bem assim. Ele foca muito no Raul Seixas tendo grande parte das páginas destinadas ao cantor, o que é ótimo para quem é fã dele mas para mim que esperava outra coisa do livro, não foi algo positivo.

Mas apesar disso o livro tem um conteúdo muito bom sobre o início do rock, os primeiros ídolos, as drogas no meio musical, mortes precoces e alguns outros assuntos.

E como eu disse anteriormente, eu esperava outra coisa do livro mas não é um livro ruim, acredito que se ele focasse em outros cantores assim como focou no Raul Seixas eu daria nota cinco a ele, também tem muitos assuntos e artistas que só foram citados em uma única frase que poderiam ter a história mais explorada e que deixariam o livro melhor. Não é o melhor livro sobre rock e artistas desse gênero musical que já li mas também não foi uma leitura que me arrependo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário