quinta-feira, agosto 27, 2015

Resenha: O pintor de retratos - Luiz Antonio de Assis Brasil

Seculo XIX, Sandro Lanari é um pintor italiano que resolve se mudar para França para se aperfeiçoar na pintura mas quando as coisas não dão certo, resolve ir para o Brasil, mais precisamente para Porto Alegre. Como a fotografia estava entrando no mercado, havia cada vez mais fotógrafos surgindo, a fotografia era mais rápida e barata comparada a pintura, o que fez com que ganhasse mais destaque. É isso Sandro não concordava nem um pouco, já que em sua opinião o retrato pintado registrava a alma, e o fotografado, apenas um instante. No decorrer do livro vemos a trajetória do personagem, seus romances, arte, fotografia e também um pouco de história.

Esse livro estava a muito tempo na minha estante e resolvi ler ele por certa obrigação, para ser sincera, já que não gosto de deixar livros na estante a espera da minha leitura, então resolvi ler sem nenhuma expectativa ou conhecimento do enredo e me surpreendi.

Ele é bem diferente do tipo de livro que estou acostumada a ler, por isso achei que a história não iria me cativar mas pelo contrário, gostei tanto que não consegui parar de ler até terminar. Outra coisa que eu gostei bastante foi o fato da história se passar em Porto Alegre, eu não fazia ideia de que o autor era gaúcho, e certos acontecimentos me fizeram tentar imaginar como era Porto Alegre no século XIX. Também gostei muito do fato de falar sobre o início da fotografia, portanto é uma leitura que recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário